Dia Nacional da Consciência Negra foi tema do evento realizado na manhã de ontem pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas em Educação (GEPPES), do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
O professor Dr. José Licínio Backes deu início ao evento explanando sobre a importância de uma data que celebre as conquistas de um povo de grande importância histórica no País, um povo, segundo ele, sequestrados de sua terra natal e de sua cultura. Em sequência ao discurso de abertura, a representante da comunidade negra São Benedito, Neuza Jerônimo Rosa dos Santos, descendente direta de Eva de Jesus, fundadora da comunidade, agradeceu a professora Dra. Mariluce Bittar pela oportunidade de participar do evento e abordou em sua fala sobre dignidade e humildade, características que, de acordo com ela, devem caber a todos os seres humanos.
A professora Dra. Eugênia Portela de Siqueira Marques falou sobre "O programa Universidade Para Todos e a inserção de negros na educação superior: a experiência de duas Instituições de Educação Superior de Mato Grosso do Sul (2005 – 2008)”.
Estiveram presentes no evento o deputado estadual Pedro Kemp e o ex-deputado federal e professor da UCDB, Me. Ben-Hur Ferreira. Pedro Kemp foi o autor do projeto de lei que estabelece cotas para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Já Ben-Hur Ferreira falou sobre o significado do dia da consciência negra, explicando a importância da construção da consciência negra na educação das crianças desde a base.
O encerramento do evento contou com o lançamento do livro “Negros, indígenas e educação superior”, que teve capítulos do livro com a participação da professora coordenadora do GEPPES, Mariluce Bittar, da egressa da UCDB, Me. Wanilda Coelho Soares de Moraes, e ainda dos professores doutores Antônio Brand, Adir Casaro de Nascimento e Antônio Hilário Aguilera Urquiza.